A Irmã Maria da Sagrada Família da Silva foi chamada para o Pai na véspera do seu 90º aniversário. Teve a dita de ir festejar esta data de 22 de agosto junto da Virgem Maria a quem tanto amava.
A Irmã Maria nasceu em Pedome – Famalicão. Aos 24 anos de idade, entrou na Companhia de Sta Teresa de Jesus no noviciado de Braga. Na sua vida de consagrada Teresiana passou pelo Colégio de Elvas e pelo Colégio de Santo Tirso. Dedicou toda a sua vida aos serviços auxiliares nas obras e comunidades onde viveu. Uma vida simples, silenciosa e dedicada ao serviço da missão, à qual se entregou com responsabilidade e dedicação.
Em Abril de 2010, por motivos de saúde, passou residir na Residência Teresiana de Braga. Durante alguns anos interrompeu a vida comunitária na Companhia de Santa Teresa de Jesus para se dedicar aos cuidados da família que necessitou da sua ajuda e do seu apoio.
Nos últimos anos de vida suportou com paciência os sofrimentos associados à falta de saúde que a impediu da mobilidade total. Apesar da limitação a que estava sujeita gostava muito de rezar; sempre que a convidávamos para rezar respondia como podia e acompanhava a oração. Diariamente acompanhava com devoção o terço transmitido pela rádio renascença.
A Companhia de Santa Teresa de Jesus agradece profundamente a vida, a entrega e toda a dedicação da nossa querida Irmã Maria a quem prestamos a nossa sentida homenagem e pedimos a Deus que a guarde no seu Amor.