A Irmã Glória partiu ao encontro do Senhor – aos 104 anos de idade – na manhã de domingo dia 18 de Outubro quando a Igreja celebrava o dia mundial das missões. Foram muitos os anos de vida missionária nos lugares por onde passou: Coimbra, Santo Tirso, Lisboa, Lourinhã, Almendra, Porto e Braga.
A Irmã Glória nasceu em Fonte de Arcada – Póvoa de Lanhoso a 31 de agosto de 1916. Aos 23 anos de idade, entrou na Companhia de Santa Teresa de Jesus no noviciado de Braga.
Ao longo da sua vida consagrada teve por mestra Santa Teresa, que a ensinou a servir o Senhor na cozinha “entre as panelas”. Na Companhia de santa Teresa de Jesus, desempenhou ainda outras tarefas e dedicou também parte do seu tempo à catequese de infância.
Damos graças ao Senhor pela sua longa vida e por ter sido chamada pelo seu nome e ter respondido com generosidade e entrega gratuita. Mas o seu maior dom para os outros foi o sorriso que sempre manteve até aos últimos dias de vida. Era esse sorriso e docilidade que atraía as pessoas que com ela conviviam. A irmã Glória foi sempre aquela pessoa simples, atenta, aberta e sociável, mantendo com todos uma relação próxima e cordial.
Após tantos anos de vida religiosa vivida na fidelidade ao chamamento do Senhor, nestes últimos tempos, viveu-os já com algumas fragilidades próprias da idade, mas sempre com um sorriso nos lábios, e um trato afável, próprio de uma pessoa serena e feliz como sempre a conhecemos. Num dos seus apontamentos pessoais escreveu esta frase: “A doença nunca me impediu de ser feliz”
Era grande a sua devoção a Nossa Senhora. Ao longo destes seus últimos anos de vida sempre a víamos com o terço na mão a rezar pela Igreja e pelos problemas do mundo. Outubro mês do Rosário, foi a data que o Senhor lhe ofereceu para o encontro com Ele e com sua Mãe.
Damos graças ao Senhor pela sua longa vida e por ter sido chamada pelo seu nome e ter respondido com generosidade e entrega gratuita, servindo o Senhor na Companhia de Santa Teresa de Jesus.